16 de agosto de 2010

Definição de palavra método

Após considerar os aspectos da relevância e da contribuição do conhecimento, é preciso traçar, à maneira da Ciência, os caminhos para a produção da História. Ao afirmar-se que não há Ciência sem método, pode-se dizer que não há conhecimento histórico sem método historiográfico. É necessário empenhar-se na construção desse método, necessário à pesquisa e à elaboração do conhecimento histórico escrito.

Na primeira acepção, o método é o modo de fazer alguma coisa. Quando queremos resolver um problema e garantir bons resultados, adotamos um método. De acordo com Eva Maria Lakatos e Marina Marconi, método, no sentido geral do termo, é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo [proposto], traçando o caminho a ser seguido, detectando os erros e analisando as decisões do cientista (Fundamentos da metodogia científica. Sâo Paulo: Atlas, l986, p.81).

Paulo de Salles Oliveira afirma que o método assinala um percurso escolhido entre outros possíveis. Não é sempre, porém, que o pesquisador tem consciência de todos os aspectos que envolvem este seu caminhar; nem por isso deixa de assumir um método. Todavia, neste caso, corre muitos riscos de não proceder criteriosa e coerentemente com as premissas teó-ricas que norteiam seu pensamento. Quer dizer, o método não representa tão-somente um caminho qualquer entre outros, mas um caminho seguro, uma via de acesso que permita interpretar com a maior coerência e correção possíveis as questões sociais propostas num dado estudo, dentro da perspectiva abraçada pelo pesquisador (Metologia das Ciências Humanas. São Paulo: Hucitec/ Unesp, 1998, p.17). 

Há diferenças, divergências e denominadores comuns entre os métodos. O estudo das particularidades dos métodos acontece na área chamada de metodologia, um campo específico de reflexão sobre as possibilidades e peculiaridades dos métodos.
Para dar conta de um tema histórico e da construção de um projeto, partindo de uma problemática de pesquisa, é necessário traçar o caminho ou, conforme se afirma aqui, o método. Antes de formular o tema e de explicitá-lo no projeto, propõe-se uma breve revisão da prática historiográfica e de seus desdobramentos, da Antiguidade até os tempos atuais, com vistas à preparação de uma futura discussão metodológica. [texto já postado no blog]

0 Comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
www.metodosdahistoria.blogspot.com